A despeito disso, alguém a quem outra pessoa lhe conte que Jesus lhe apareceu
sorrindo, pode até duvidar e crer que foi aparição do Satanás ( ‘que Satanás
tem arte; que Satanás é o pai da mentira ; que Satanás isso , que Satanás aquilo
– é muito comum em religiosos essa dedução ). Porém a pessoa para quem a
parição assim se fez sabe muito bem que a aparição tem relação à sua atitude de
fé que demonstrou ao oferecer a outra face ao malvado que lhe bateu na face. Se
faz interessante aqui se falar sobre a música “ A Mesma Pessoa “ , de Fagner,
onde ele diz “tanto faz Satanás ou Luz do Céu”, e isso não é mais do que uma
resposta desabafo para aqueles que queiram afirmar que na verdade quem lhe
apareceu não foi Jesus, mas sim o Satanás; daí então o Fagner em resposta a
isso, na música se expressa dessa forma. O Fagner faz o estilo apaixonado e
ainda tentando, cantando aquela que mexeu fundo no seu coração. Daí que falando
a esta sua amada, buscando convencê-la de retornar par ele; nessa letra, em
outras palavras afirma que ‘tanto faz se foi Jesus ou Satanás que me apareceu;
o que me importa mais é que você volte para mim , pois te quero ainda’, mas no íntimo ele sabe que se trata de Jesus,
claro, pelo que envolve essa aparição.
Também não se percebe no Fagner que seja uma pessoa má ou pessoa do mal,
mas sim uma pessoa que demonstra bom caráter, grandeza, espirituosidade,
meiguice; não se comporta maldosamente, nem vive exaltando o Mal ou mesmo o Satanás.
A Mesma Pessoa
Fagner
É difícil acontecer/Tudo aquilo que eu quiser/Eu preciso esquecer/Mas
meu coração não quer//Tanto faz/Satanás ou luz do céu/Contradição desta
história tão linda amor/Você bem sabe que eu te quero ainda//Foi ali que o sol
nasceu/Num sorriso de mulher/Que era triste como eu/E hoje ainda mais me
quer//Hoje sim/Amanhã, pode ser/E adormecer nossos beijos na lua amor/Eu já não
moro mais na mesma rua//Hoje sim/Amanhã, esquecer/Que eu sou a mesma pessoa/Mas
sem você amor, meu mundo cai e a minha vida voa//Hoje sim/Amanhã, pode ser/E
adormecer nossos beijos na lua amor/Eu já não moro mais naquela rua/Hoje
sim/Amanhã, esquecer/ Que eu sou a mesma pessoa/Mas sem você amor, meu mundo
cai e a minha vida voa/ Que eu sou a mesma pessoa /E a minha vida voa
Na música “Bete Balanço”, Cazuza, à frente do
Barão Vermelho fala “ pode seguir a sua estrela, o seu brinquedo de estar fantasiando segredo “. Cazuza certamente fala para aquele que tem Jesus
pela sua aparição benfazeja e inspiradora. Ter Jesus assim para Cazuza é como
ter uma pedra filosofal, um poder, um “brinquedo”, pelo qual, quando compõe é
como brincar, “fantasiando um segredo”. Cazuza parece que bem sabe do que fala,
embora ele propriamente
Bete Balanço
Barão Vermelho
Pode seguir a tua estrela/O teu brinquedo de
"star"/Fantasiando um segredo/No ponto onde quer chegar//O teu futuro
é duvidoso/Eu vejo grana, eu vejo dor/No paraíso perigoso/Que a palma da tua
mão mostrou//Quem vem com tudo não cansa/Bete balança, meu amor/Me avise quando
for a hora//Não ligue pr'essas caras tristes/Fingindo que a gente não
existe/Sentadas, são tão engraçadas/Donas das suas salas//Pode seguir a tua
estrela/O teu brinquedo de "star"/Hummm!
Fantasiando um segredo/No ponto onde quer chegar//O teu futuro é
duvidoso/Eu vejo grana, eu vejo dor/No paraíso perigoso/Que a palma da tua mão
mostrou//Quem vem com tudo não cansa/Bete balança o meu amor/Me avise quando
for a hora//Quem tem um sonho não dança/Bete Balanço, por favor/ Me avise
quando for embora
Na música “Fullgás”, Marina confirma o termo “brinquedo” usado em Cazuza,
se referindo a Jesus para o artista que o tem pela aparição. Nessa música, a
letra fala diretamente para Jesus, atesando o valor que ele passou a ter pela
sua aparição. Veja as predicações. Note também a alusão ao Redentor quando diz
:“ você me abre os braços / e a gente faz um país” .
Fullgás
Marina Lima
Meu mundo você é quem faz/Música, letra e dança/Tudo em você é
fullgás/Tudo você é quem lança/Lança mais e mais/Só vou te contar um
segredo/Não nada/Nada de mal nos alcança/Pois tendo você meu brinquedo/Nada
machuca, nem cansa//Então venha me dizer/O que será/Da minha vida/Sem
você/Noites de frio/Dia não há/E um mundo estranho/Pra me segurar/Então onde
quer que você vá/É lá, que eu vou estar/Amor esperto/Tão bom te amar//E tudo de
lindo que eu faço/Vem com você, vem feliz/Você me abre seus braços/E a gente
faz um país/Você me abre seus braços/E a gente faz um país https://www.youtube.com/watch?v=ZOZLN HxMJU
Na música “Prá Sempre E Mais Um Dia” , Marina Lima está a falar de Jesus
‘o amor para quem ela sempre retorna’, e já pelo título se percebe o sentido
metafísico que envolve essa relação, onde “pra sempre” está a significar todos
os dias em que ela viver, e “mais um dia”significa que ainda após isso, na
morte, ainda quererá essa magia, ou seja, no mundo espiritual, que a aparição
de Jesus faz a pessoa ter já a compreensão, a certeza. Aqui também é usado o
termo “pornô” envolvido com a aparição de Jesus. Mas aqui não se está dizendo
que Jesus seja chegado a sensualidade ( notadamente de modo promíscuo ... ) ou
que pornô seja algo elevado para que seja fator positivo determinante para que
lhe faça sorrir em aprovação; apenas que os percalços que a pessoa passa e que
lhe faz seguir numa situação adversa também envolve sexualidade, pornô, etc.
Quem nunca ouviu falar no “buraco da maldade” ? A adversidade por que a pessoa
passa envolve também jogos de sensualidade e sedução, e quantos então passam a
sofrer angústia, descontentamento, infelicidade por ter caído na armadilha do
“beijo grego “ , ou ter sido corrompido de alguma forma em sua sexualidade de
um modo irreversível e amargo pelo “mundo estranho”
Pra Sempre E Mais Um Dia
Marina Lima
Existe alguém pra quem eu sempre retorno/Ninguém no mundo faz o que ele
me faz/Tanto romance, tanta graça e pornô//É o meu amor//Ele me olha e seu
olhar também brilha/E fala muito e nunca fala demais/Qualquer lugar parece até
nossa ilha/É o meu amor/E quando é frio ou escuro/É nesse amor que eu me
seguro/e tiro luz e calor/Prá sempre e mais um dia/Eu vou querer na vida/Essa
magia e prazer//A minha vida eu sei que é uma loucura/A vida dele também não
fica atrás/mas nosso encontro é o fim de toda procura//É o meu amor https://www.youtube.com/watch?v=5l1vKb7z rnY
Em “A Namoradeira” , o Claudio Zoli começa dizendo:
“Foi bom te ver/Saber que você é feliz”. Parece estar a falar assim com a
namoradeira, um amor seu do passado, porém nos parece mais que expressa seu
contentamento em saber que Jesus é feliz , pelo que o viu sorrindo. Quando fala
da “namoradeira” , está apenas a lembrar um algo que envolve fortemente o que
lhe levou a Jesus, os problemas passados a partir do fim do amor pela
namoradeira por quem estava apaixonado.
Foi bom te ver/Saber que você é
feliz/Impossível te esquecer/Lembrar você/Parece um dom/Foi um lindo amor/Pena não sobreviver/Quando a
vida me iluminou/A minha luz era você/A namoradeira no escuro da sala/Sonhando
e beijando de segunda a sexta/No fim de semana de noite na Barra/Procurando
vaga de noite na Barra/Agora é cada um, cada um//Foi um lindo amor/Pena não
sobreviver/Quando a vida me iluminou/A minha luz era você//A namoradeira no
escuro da sala/Sonhando e beijando de segunda a sexta/No fim de semana de noite
na Barra/Procurando vaga de noite na Barra/Agora é cada um, cada um
Aqui, som Sylvia Patrícia
Aqui, com Patrícia Marx
Aqui,
com Marina Lima
https://www.youtube.com/watch?v=pnI3oCG 0Zw0
Sorte Tem Quem Acredita Nela
Fernando Mendes
Não adianta um pé de coelho no bolso traseiro/Nem mesmo a tal ferradura
suspensa atrás da porta/Ou um astral bem maior que o da noite passada/Pois toda
sorte/ tem/ quem acredita nela /Não é preciso dizer que dará recompensa/Não
faça isso/há muitos que gostam de criticar/Esperam a sorte sentados sem sair do lugar/Mas toda sorte/ tem/ quem
acredita nela/Não adianta ir a igreja rezar e Fazer tudo errado Você quer a frente das coisas Olhando de lado/O céu que te cobre
não cobra a Luz da manhã/Desperte pra vida/ acredite/A sorte é irmã https://www.youtube.com/watch?v=qskZY0E 2Jmw
A frase “Vejo flores no deserto/Homens buscando o certo “ ilustra bem o
que acontece e tratamos aqui mais especificamente nessa segunda parte do nosso
livro:
Flores no Deserto
Vega
Não vale a pena esconder a dor/Manter adormecido o que já
passou/Sentindo as cicatrizes ao redor/Marcas no inconsciente,
insatisfação/Olhando os objetos no lugar/Eu tenho a impressão de que nada
mudou/ Sombras e eternas ilusões/Me vejo entre momentos de alucinações/Vejo
flores no deserto/Homens buscando o certo/ Labirintos, fontes do pecado/Mapas
que me levam ao passado/Reações impensadas/ Mentes alienadas/Sentimentos presos
sem saída/Momentos de eternas despedidas// Me disperso ao entardecer/ Falo
palavras que eu queria esquecer/Me perco entre tantas invenções/A vida se refaz
por entre frustrações/Encontro o templo para despertar/Paredes que me levam pra
algum lugar//Vejo flores no deserto/Homens buscando o certo/Labirintos, fontes
do pecado/Mapas que me levam ao passado/Reações impensadas/Mentes alienadas/Sentimentos presos sem
saída/Momentos de eternas despedidas
Fiquemos por fim com a música “Teletema”, que nos faz um apanhado geral
desse caro acontecimento, desde a saída pela estrada.
Teletema Evinha
Rumo, estrada turva, sou despedida/Por entre lenços brancos de
partida/Em cada curva sem ter você vou mais só//Corro rompendo laços, abraços,
beijos/Em cada passo é você quem vejo/No tele-espaço pousado em cores no
além/Brando, corpo celeste, meta metade/Meu santuário, minha
eternidade/Iluminando o meu caminho e fim//Dando a incerteza tão passageira/Nós
viveremos uma vida inteira/Eternamente, somente os dois mais ninguém//Eu vou de
sol a sol/Desfeito em cor, refeito em som/Perfeito em tanto amor
Fim
SOBRE O AUTOR:
Hílton é baiano, de Salvador,
graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Salvador e através da análise, comparação e interpretação de letras de música popular, aponta para a
evidência de um fenômeno sobrenatural : a aparição de Jesus. A partir daí, segue num raciocínio, sempre através da interpretação das mensagens das letras
e pelos seus relatos, aponta também para a causa e o porque da ocorrência do fenômeno.
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