Translate

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Estradas, Desertos, Caminhadas

ESTRADAS, DESERTOS, CAMINHADAS...




 Mas como pode mesmo ocorrer essa aparição a uma pessoa ? Quais as circunstâncias, qual a conjuntura; o que pode concorrer para que essa impensada e nem tanto incomum aparição possa se dar ? E mais : como pode a pessoa para quem o espírito festivo de Jesus se manifesta ter realmente certeza de que é de fato Jesus ? A partir de interpretações e conclusivas ilações das próprias afirmações nas mensagens das letras buscaremos uma segura indicação que nos informe com certeza como e porque isso acontece. As próprias palavras daqueles que sofreram a experiência e sub-repticiamente assim manifestam, dão pistas seguras pois em comparações , os relatos vão uns aos outros fornecendo informações que se
completam na compreensão desse todo, que é o incrível fato. A partir daqui vamos então seguir na perspectiva do entendimento da aparição em sua razão , sua causa e seu porque.

Logo na apresentação desse livro, quando relatamos o fato do que aqui iríamos tratar, o definimos como algo acontecido a pessoas que segundo se pode constatar pelas suas falas, pela suas narrativas, estão a viverem num contexto semelhante. Esse contexto pode ser identificado pelas próprias narrativas que expressam aspectos idênticos e incomuns e que facultam a extraordinária aparição.

O principal contexto em comum que podemos apontar para a ocorrência do fato, ou pelo menos entre aqueles para quem o fato ocorreu, segundo suas próprias mensagens veladas é a estrada , a viagem que através dela empreendem em caminhadas, em andanças, como se pode compreender. Vamos ver alguns exemplos de letras onde o artista se expressa sobre a estrada.

Na música  “Fé Cega, Faca Amolada” , Milton Nascimento nos diz que já não mais pergunta pra onde a estrada vai. Essa fala significa simplesmente dizer que já sabe onde a estrada vai dar. Não pergunta mais porque já sabe. Em sequência a essa afirmação refere-se a “ brilho cego de paixão e fé “. Assim , ‘onde vai dar a estrada’ tem algo a haver com “ brilho cego de paixão e fé”.  Após isso , Milton nos remete a palavras que são da simbologia cristã, como “Plantar o trigo e refazer o pão de cada dia” , “Beber o vinho ‘ e mais especificamente ainda “ o sal da terra “ ; logo, podemos concluir que isso só reforça o sentido da visão da aparição , da certeza do agente da aparição.

Fé Cega, Faca Amolada Milton Nascimento

Agora não pergunto mais pra onde vai a estrada/Agora não espero mais aquela madrugada/Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser faca amolada/O brilho cego de paixão e fé, faca amolada//Deixar a sua luz brilhar e ser muito tranquilo/Deixar o seu amor crescer e ser muito tranquilo/Brilhar, brilhar, acontecer, brilhar faca amolada/Irmão, irmã, irmã, irmão de fé faca amolada//Plantar o trigo e refazer o pão de cada dia (Plantar o trigo e refazer o pão de todo dia)/Beber o vinho e renascer na luz de todo dia (Beber o vinho e renascer na luz de cada dia)/A fé, a fé, paixão e fé, a fé, faca amolada//O chão, o chão, o sal da terra, o chão, faca amolada//Deixar a sua luz brilhar no pão de todo dia/Deixar o seu amor crescer na luz de cada dia/Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser muito tranquilo/O brilho cego de paixão e fé, faca amolada                                     https://www.youtube.com/watch?v=mWDTXh y6yuc


A natureza da viagem pela estrada encerra já em si um algo de determinação e misticismo, pois se está falando aqui de uma viagem de caráter peregrinatório , ou de cumprir promessa, ou pagar graças alcançadas, ou fazer usufruto de algum poder que em si se fez. A natureza dessa viagem se faz a caminhadas, andando, passo a passo, de uma cidade a outra, noites e dias, com sol ou chuva. O andarilho parece ter consciência da sua força,da sua resistência , aceitando o desafio de cruzar deserto ou desertos ( mais à frente trataremos sobre isso ) sob as intempéries do tempo, entre outros prováveis riscos. A evidência da concrequitude de sua viagem feita a pé de
 uma ponta a outra da estrada está, entre n’outras, na ideia afirmada na mensagem da música “ Esquinas “ de Djavan quando diz : “ os desertos que atravessei “ :

Esquinas Djavan

Só eu sei/As esquinas por que passei/Só eu sei só eu sei/Sabe lá o que é não ter e ter que ter pra dar/Sabe lá/Sabe lá/E quem será/Nos arredores do amor/Que vai saber reparar/Que o dia nasceu/Só eu sei/Os desertos que atravessei/Só eu sei/Só eu sei/Sabe lá/O que e morrer de sede em frente ao mar/Sabe lá/Sabe lá/E quem será/Na correnteza do amor que vai saber se guiar/A nave em breve ao vento vaga de leve e trás/Toda a paz que um dia o desejo levou/Só eu sei/As esquinas por que passei/Só eu sei/Só eu sei/E quem será/Na correnteza do amor... https://www.youtube.com/watch?v=ceGe0lg8 z68

Na música “Alagoas”, Djavan ainda nos fala: “mas foi beirando estrada abaixo que eu piquei a mula”. “picar a mula” é uma expressão que significa “se mandar” , “ir embora”. E de que forma vai ele embora ? “... beirando estrada abaixo... “ , o que significa ter se ido embora pela beira da estrada, ou seja, pelo acostamento , andando; não pela estrada, mas pela beira da estrada.


 Alagoas 
Djavan

Ô Maceió/É três mulé prum homem só /Ô Maceió/É três mulé prum homem só /Eu fui batizado na capela do farol /Matriz de Santa Rita, Maceió/Eu fui batizado na capela do farol/Matriz de santa Rita, Maceió /mas foi beirando estrada abaixo que eu piquei a mula/Disposto a colar grau na escola da natura /Se alguém me perguntar/Não tenho nada a dizer/Pois eu, pra me realizar Preciso morrer/Mas foi beirando estrada abaixo que eu piquei a mula /Disposto a
colar um grau na escola da natura/Se alguém me perguntar/Não tenho nada a dizer/Pois eu, pra me realizar preciso morrer /Você me deu liberdade/Pra meu destino escolher/E quando sentir saudades
Poder chorar por você /Não vê, minha terra mãe /Que estou a me lamentar /É que eu fui condenado a viver do que cantar /A--la, a--la, ala, Alagoas/A--la, a--la, ala, Alagoas /Eu fui batizado na capela do farol...... https://www.youtube.com/watch?v=t17g91kb Btg

Chico César, em “Parentes” nos fala a certa altura , “onde o pé criou asas e voou”, o que significa justamente essa coisa de pelos pés se ir para longe o quanto então deseja.

Parentes Chico César

Itaqueras e itains/Aqui também têm parente  dos parintintins/De napa, de couro, de seda, de jeans/Pares e pares de Parintins// Onde a moça ilha balança nas águas do Negro/Onde o moço rio afunda nos olhos da moça/Onde a índia é, onde ainda sou/Onde o pé criou asas e voou https://www.youtube.com/watch?v=15f19mmgeFU


Em “Beira-Mar”, Zé Ramalho também reforça a idéia da longa viagem peregrinatória: “há léguas cansativas, desertos medonhos”

Beira-Mar 
Zé Ramalho

Eu entendo a noite como um oceano/Que banha de sombras o mundo de sol/Aurora que luta por um arrebol/Em cores vibrantes e ar soberano/Um olho que mira nunca o engano/Durante o instante que vou contemplar//Além, muito além onde quero chegar/Caindo a noite me lanço no mundo/ Além do limite do vale profundo/Que sempre começa na beira do mar/É na beira do mar//Ói, por dentro das águas há quadros e sonhos/E coisas que sonham o mundo dos vivos/Há peixes milagrosos, insetos nocivos/Paisagens abertas, desertos medonhos/Léguas cansativas, caminhos tristonhos/Que fazem o homem se desenganar/Há peixes que lutam para se salvar/Daqueles que caçam num mar revoltoso/E outros que devoram com gênio assombroso/As vidas que caem na beira do mar/É na beira do mar//E até que a morte eu sinta chegando/Prossigo cantando, beijando o espaço/Além do cabelo que desembaraço/Invoco as águas a vir inundando/Pessoas e coisas que vão se arrastando/Do meu pensamento já podem lavar/Ah! no peixe de asas eu quero voar/Sair do oceano de tez poluída/Cantar um galope fechando a ferida/Que só cicatriza na beira do mar/É na beira do mar https://www.youtube.com/watch?v=LiVh3rvB yi8

Em “A Estrada” o Cidade Negra, pela voz de Toni Garrido dá uma idéia de muita, mas muita andança mesmo quando diz algo como “ você não sabe o quanto eu caminhei “; isso dá uma idéia de que andou muito , demais.

A Estrada 
Cidade Negra

Você não sabe o quanto eu caminhei/Pra chegar até aqui/Percorri milhas e milhas antes de dormir/Eu nem cochilei/Os mais belos montes escalei/Nas noites escuras de frio chorei, ei, ei, ei/Ei, ei, ei, ei, ei, ei, ei//Você não sabe o quanto eu caminhei/Pra chegar até aqui/Percorri milhas e milhas antes de dormir/Eu nem cochilei/Os mais belos montes escalei/Nas noites escuras de frio chorei, ei, ei, ei/Ei, ei, ei, ei, ei, ei, ei//A vida ensina e o tempo traz o tom/Pra nascer uma canção/Com a fé do dia a dia encontro a solução/Encontro a solução/Quando bate a saudade eu vou pro mar/Fecho os meus olhos e sinto você chegar/Você chegar/ Psicon! Psicon! Psicon! Psicon!// Quero acordar de manhã do teu lado/E aturar qualquer babado/Vou ficar apaixonado/No teu seio aconchegado/Ver você dormindo e sorrindo/É tudo que eu quero pra mim/Tudo que eu quero pra mim//Quero!/Quero acordar de manhã do teu lado/E aturar qualquer babado/Vou ficar apaixonado/No teu seio aconchegado/Ver você dormindo é tão lindo/É tudo que eu quero pra mim/Tudo que eu quero pra mim//Você não sabe o quanto eu caminhei/Pra chegar até aqui/Percorri milhas e milhas antes de dormir/Eu nem cochilei/Os mais belos montes escalei/Nas noites escuras de frio chorei, ei, ei, ei/Ei, ei, ei, ei, ei, ei, ei/ Together, together//Meu caminho só meu pai pode mudar/Meu caminho só meu pai/Meu caminho só meu pai/Together, together//Meu caminho só meu pai pode mudar/Meu caminho só meu pai/Meu caminho só meu pai//Together, together https://www.youtube.com/watch?v=I6P8- Xo6v0o

Em “My Way “, o Camisa de Vênus, através do seu vocalista , Marcelo Nova, fala de uma forma que se subtende uma caminhada de ponta a ponta da estrada, quando diz : “e caminhando de Norte a Sul / eu vi muita gente ... “. Em outras palavras, afirma que andou de Norte a Sul.

My Way
 Camisa de Vênus

E agora que o fim esta perto/E eu encaro esse momento/Meus amigos, eu vou confessar/Os meus pecados e sentimentos/Vivi a mil por hora/E por caminhos que eu nem lembro agora/E mais, bem mais eu sei/I did it my way!!!// Remorsos, eu tenho alguns/Mas mesmo assim/São muito poucos/Eu fiz o que tinha que fazer/Enquanto vocês gritavam/Bota pra foder/Eu planejei/Cada jogada/Cada trepada/Por essa estrada/E mais, bem mais eu sei/I did it my way//Naqueles tempos/Eu era um menino/Que já sabia, do meu destino/E caminhando de Norte a Sul/Eu vi muita gente, tomar no cu/Eu entendi/E não esqueci/I did it in my way//Andei, sorri, chorei/E me entreguei/Ao meu trabalho/E agora/Que passou o tempo/Eu acho chato, chato, chato pra caralho/Não ter/O que prometer/E não saber mais/O que dizer/Ooo não!!!/Ooo não!!!/I did it in my away//Pra que serve o homem/O que é que ele tem/Ou é um puta barão/Ou João ninguémFazer as coisas/ Que desejou/ Comer as mulheres/Com quem sonhou/Eu me fodi/Mas resisti/I did it my, my, my way. https://www.youtube.com/watch?v=Czh-SHlmZjI


Em “Do jeito Que O Seu Nego Gosta”, Lazzo lança uma idéia semelhante à do Camisa de Vênus, acima, quando diz : “cortando espaço vim de norte a sul”, significando também a caminhada de ponta a ponta da estrada.

Do jeito Que O Seu Nego Gosta 
Lazzo

Tomara/ tomara que a chuva /Tomara que a chuva caia logo/Pra molhar você/Pingo de estrela/cai do céu azul/Do jeito que seu nego gosta/O jeito molhado do seu corpo nu/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta/Te ver brilhando em meu olhar/Do jeito que seu nego gosta/E te amando peço seu cantar/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta/Cortando espaço vim de norte a sul/Do jeito que seu nego gosta/Gotas de mel no seu sorriso blue/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta/Te ver brilhando em meu olhar/Do jeito que seu nego gosta/E te amando peço seu cantar/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta/Cortando espaço vim de norte a sul/Do jeito que seu nego gosta/O jeito molhado do seu corpo nu/Do jeito que seu nego gosta//Do jeito que seu nego gosta/Te ver brilhando em meu olhar/Do jeito que seu nego gosta/E te amando peço seu cantar/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta... https://www.youtube.com/watch?v=oCG7ryO Bxn0



 A música “Travessia” , de Milton Nascimento, já em seu título bem define assim essa viagem feita de ponta a ponta de estrada em uma caminhada: uma verdadeira travessia. E veja a alusão a estrada na sua fala: “ solto a voz nas estradas”. Frase que também sugere cantar durante a viagem peregrina.

Travessia
Milton Nascimento

Quando você foi embora fez-se noite em meu viver/Forte eu sou, mas não tem jeito Hoje eu tenho que chorar/Minha casa não é minha e nem é meu este lugar/Estou só e não resisto, muito tenho pra falar//Solto a voz nas estradas, já não quero parar/Meu caminho é de pedra, como posso sonhar/Sonho feito de brisa, vento vem terminar/Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar//Vou seguindo pela vida me esquecendo de você/Eu não quero mais a morte, tenho muito o que viver/Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer/Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver//Solto a voz nas estradas, já não quero parar/Meu caminho é de pedra, como posso sonhar/Sonho feito de brisa, vento vem terminar/ Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar//Vou seguindo pela vida me esquecendo de você/Eu não quero mais a morte, tenho muito o que viver/Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer/Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver


 https://www.youtube.com/watch?v=gjn0xsKI UiM



A música “It’s a long way” ( “ É um longo caminho “ ) , de Caetano Veloso dialoga com “ The long and widing road “ ( A longa e sinuosa estrada ) do The Beatles. Em sua música, Caetano faz coro com os rapazes de Liverpool, concordando com afirmação feita na música dos ingleses de que ‘a estrada é de fato longa ’ , reforçando a ideia de uma estrada sentida na longitude como um andarilho a pode sentir. Não seria sentida tão sentimentalmente longa se a houvessem percorrido sobre rodas.

It’s a long way 
Caetano Veloso

Woke up this morning/Singing an old, old Beatles song/We're not that strong, my Lord/You know we ain't that strong//I hear my voice among others/In the break of day/Hey, brothers/Say, brothers//It's a long, long, long, long way/It's a long way/It's a long, it's a long,/long, long/It's a long way//( Acordei esta manhã / Cantando uma antiga e antiga música dos Beatles / Não somos tão fortes, meu Senhor / Você sabe que não somos tão fortes // Ouço minha voz entre outros / No fim do dia / Ei, irmãos / Digamos, irmãos // É um longo, longo, longo, longo caminho / É um longo caminho / É longo, é longo, / longo, longo / É um longo caminho //) Os olhos da cobra verde/Hoje foi que arreparei/Se arreparasse a mais tempo/Não amava quem amei//It's a long way/It's a long, it's a long way/It's a long,/long, long/It's a long way//( É um longo caminho / É longo, é um longo caminho / É longo, / longo, longo / É um longo caminho / ) Arrenego de quem diz/Que o nosso amor se acabou/Ele agora está mais firme/Do que quandocomeçou//It's a long road/It's a long, it's a long road/It's a long and winding road//It's a long and winding road/It's a long and winding road/It's a long and winding, long and winding road/( É uma estrada longa / É uma longa, é uma longa estrada / É uma estrada longa e sinuosa // É uma estrada longa e sinuosa / É uma estrada longa e sinuosa / É uma estrada longa e sinuosa, longa e sinuosa)/ A água com areia brinca na beira do mar/A água passa e a areia fica no lugar/It's a hard, it's a hard/It's a hard, hard long way/( É difícil, é difícil / É difícil, difícil, longo caminho /)E se não tivesse o amor/E se não tivesse essa dor/E se não tivesse o sofrer/E se não tivesse o chorar (ah, o amor)/E se não tivesse o amor//No Abaeté tem uma lagoa escura/Arrodeada de areia branca https://www.youtube.com/watch?v=TH046GJFnS4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário