Mas como pode mesmo ocorrer essa aparição a uma pessoa ? Quais as
circunstâncias, qual a conjuntura; o que pode concorrer para que essa impensada
e nem tanto incomum aparição possa se dar ?
E mais : como pode a pessoa para quem o espírito festivo de Jesus se manifesta
ter realmente certeza de que é de fato Jesus ? A partir de interpretações e
conclusivas ilações das próprias afirmações nas mensagens das letras buscaremos
uma segura indicação que nos informe com certeza como e porque isso acontece. As próprias palavras daqueles que sofreram
a experiência e sub-repticiamente assim manifestam, dão pistas seguras pois em
comparações , os relatos vão uns aos outros fornecendo informações que se
completam na compreensão desse todo, que é o incrível fato. A partir
daqui vamos então seguir na perspectiva do entendimento da aparição em sua
razão , sua causa e seu porque.
Logo na apresentação desse livro, quando relatamos o fato do que aqui
iríamos tratar, o definimos como algo acontecido a pessoas que segundo se pode
constatar pelas suas falas, pela suas narrativas, estão a viverem num contexto
semelhante. Esse contexto pode ser identificado pelas próprias narrativas que
expressam aspectos idênticos e incomuns e que facultam a extraordinária aparição.
O principal contexto
em comum que podemos apontar para a ocorrência do fato, ou pelo menos entre aqueles
para quem o fato ocorreu, segundo suas próprias mensagens veladas é a estrada ,
a viagem que através dela empreendem em caminhadas, em andanças, como se pode
compreender. Vamos ver alguns exemplos de letras onde o artista se expressa
sobre a estrada.
Na música “Fé Cega, Faca Amolada”
, Milton Nascimento nos diz que já não mais pergunta pra onde a estrada vai.
Essa fala significa simplesmente dizer que já sabe onde a estrada vai dar. Não
pergunta mais porque já sabe. Em sequência a essa afirmação refere-se a “
brilho cego de paixão e fé “. Assim , ‘onde vai dar a estrada’ tem algo a haver
com “ brilho cego de paixão e fé”. Após
isso , Milton nos remete a palavras que são da simbologia cristã, como “Plantar
o trigo e refazer o pão de cada dia” , “Beber o vinho ‘ e mais especificamente
ainda “ o sal da terra “ ; logo, podemos concluir que isso só reforça o sentido
da visão da aparição , da certeza do agente da aparição.
Fé Cega, Faca Amolada Milton Nascimento
Agora não pergunto mais pra onde vai a estrada/Agora não espero mais
aquela madrugada/Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser faca amolada/O
brilho cego de paixão e fé, faca amolada//Deixar a sua luz brilhar e ser muito tranquilo/Deixar
o seu amor crescer e ser muito tranquilo/Brilhar, brilhar, acontecer, brilhar
faca amolada/Irmão, irmã, irmã, irmão de fé faca amolada//Plantar o trigo e
refazer o pão de cada dia (Plantar o trigo e refazer o pão de todo dia)/Beber o
vinho e renascer na luz de todo dia (Beber o vinho e renascer na luz de cada
dia)/A fé, a fé, paixão e fé, a fé, faca amolada//O chão, o chão, o sal da
terra, o chão, faca amolada//Deixar a sua luz brilhar no pão de todo dia/Deixar
o seu amor crescer na luz de cada dia/Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser
muito tranquilo/O brilho cego de paixão e fé, faca amolada https://www.youtube.com/watch?v=mWDTXh y6yuc
A natureza da viagem pela estrada encerra já em si um algo de
determinação e misticismo, pois se está falando aqui de uma viagem de caráter
peregrinatório , ou de cumprir promessa, ou pagar graças alcançadas, ou fazer
usufruto de algum poder que em si se fez. A natureza dessa viagem se faz a
caminhadas, andando, passo a passo, de uma cidade a outra, noites e dias, com
sol ou chuva. O andarilho parece ter consciência da sua força,da sua
resistência , aceitando o desafio de cruzar deserto ou desertos ( mais à frente
trataremos sobre isso ) sob as intempéries do tempo, entre outros prováveis
riscos. A evidência da concrequitude de sua viagem feita a pé de
uma ponta a outra da estrada está, entre n’outras, na ideia afirmada na
mensagem da música “ Esquinas “ de Djavan quando diz : “ os desertos que
atravessei “ :
Esquinas Djavan
Só eu sei/As esquinas por que passei/Só eu sei só eu sei/Sabe lá o que é
não ter e ter que ter pra dar/Sabe lá/Sabe lá/E quem será/Nos arredores do
amor/Que vai saber reparar/Que o dia nasceu/Só eu sei/Os desertos que
atravessei/Só eu sei/Só eu sei/Sabe lá/O que e morrer de sede em frente ao
mar/Sabe lá/Sabe lá/E quem será/Na correnteza do amor que vai saber se guiar/A
nave em breve ao vento vaga de leve e trás/Toda a paz que um dia o desejo
levou/Só eu sei/As esquinas por que passei/Só eu sei/Só eu sei/E quem será/Na
correnteza do amor... https://www.youtube.com/watch?v=ceGe0lg8 z68
Na música “Alagoas”, Djavan ainda nos fala: “mas foi beirando estrada
abaixo que eu piquei a mula”. “picar a mula” é uma expressão que significa “se
mandar” , “ir embora”. E de que forma vai ele embora ? “... beirando estrada
abaixo... “ , o que significa ter se ido embora pela beira da estrada, ou seja,
pelo acostamento , andando; não pela estrada, mas pela beira da estrada.
Alagoas
Djavan
Ô Maceió/É três mulé prum homem só /Ô Maceió/É três mulé prum homem só
/Eu fui batizado na capela do farol /Matriz de Santa Rita, Maceió/Eu fui
batizado na capela do farol/Matriz de santa Rita, Maceió /mas foi beirando
estrada abaixo que eu piquei a mula/Disposto a colar grau na escola da natura
/Se alguém me perguntar/Não tenho nada a dizer/Pois eu, pra me realizar Preciso
morrer/Mas foi beirando estrada abaixo que eu piquei a mula /Disposto a
colar um grau na escola da natura/Se alguém me perguntar/Não tenho nada
a dizer/Pois eu, pra me realizar preciso morrer /Você me deu liberdade/Pra meu
destino escolher/E quando sentir saudades
Poder chorar por você /Não vê, minha terra mãe /Que estou a me lamentar
/É que eu fui condenado a viver do que cantar /A--la, a--la, ala,
Alagoas/A--la, a--la, ala, Alagoas /Eu fui batizado na capela do farol...... https://www.youtube.com/watch?v=t17g91kb Btg
Chico César, em “Parentes” nos fala a certa
altura , “onde o pé criou asas e voou”, o que significa justamente essa coisa
de pelos pés se ir para longe o quanto então deseja.
Parentes Chico César
Itaqueras e itains/Aqui também têm parente dos parintintins/De napa, de couro, de seda, de jeans/Pares e pares de
Parintins// Onde a moça ilha balança nas águas do Negro/Onde o moço rio afunda
nos olhos da moça/Onde a índia é, onde ainda sou/Onde o pé criou asas e voou https://www.youtube.com/watch?v=15f19mm geFU
Em “Beira-Mar”, Zé Ramalho também reforça a idéia da longa viagem peregrinatória:
“há léguas cansativas, desertos medonhos”
Beira-Mar
Zé Ramalho
Eu entendo a noite como um oceano/Que banha de sombras o mundo de
sol/Aurora que luta por um arrebol/Em cores vibrantes e ar soberano/Um olho que
mira nunca o engano/Durante o instante que vou contemplar//Além, muito além
onde quero chegar/Caindo a noite me lanço no mundo/ Além do limite do vale
profundo/Que sempre começa na beira do mar/É na beira do mar//Ói, por dentro
das águas há quadros e sonhos/E coisas que sonham o mundo dos vivos/Há peixes
milagrosos, insetos nocivos/Paisagens abertas, desertos medonhos/Léguas
cansativas, caminhos tristonhos/Que fazem o homem se desenganar/Há peixes que
lutam para se salvar/Daqueles que caçam num mar revoltoso/E outros que devoram
com gênio assombroso/As vidas que caem na beira do mar/É na beira do mar//E até que a morte eu sinta chegando/Prossigo
cantando, beijando o espaço/Além do cabelo que desembaraço/Invoco as águas a
vir inundando/Pessoas e coisas que vão se arrastando/Do meu pensamento já podem
lavar/Ah! no peixe de asas eu quero voar/Sair do oceano de tez poluída/Cantar
um galope fechando a ferida/Que só cicatriza na beira do mar/É na beira do mar https://www.youtube.com/watch?v=LiVh3rvB yi8
Em “A Estrada” o Cidade Negra, pela voz de Toni Garrido dá uma idéia de
muita, mas muita andança mesmo quando diz algo como “ você não sabe o quanto eu
caminhei “; isso dá uma idéia de que andou muito , demais.
A Estrada
Cidade Negra
Você não sabe o quanto eu caminhei/Pra chegar até aqui/Percorri milhas e
milhas antes de dormir/Eu nem cochilei/Os mais belos montes escalei/Nas noites
escuras de frio chorei, ei, ei, ei/Ei, ei, ei, ei, ei, ei, ei//Você não sabe o
quanto eu caminhei/Pra chegar até aqui/Percorri milhas e milhas antes de
dormir/Eu nem cochilei/Os mais belos montes escalei/Nas noites escuras de frio
chorei, ei, ei, ei/Ei, ei, ei, ei, ei, ei, ei//A vida ensina e o tempo traz o
tom/Pra nascer uma canção/Com a fé do dia a dia encontro a solução/Encontro a
solução/Quando bate a saudade eu vou pro mar/Fecho os meus olhos e sinto você chegar/Você
chegar/ Psicon! Psicon! Psicon! Psicon!// Quero acordar de manhã do teu lado/E
aturar qualquer babado/Vou ficar apaixonado/No teu seio aconchegado/Ver você
dormindo e sorrindo/É tudo que eu quero pra mim/Tudo que eu quero pra
mim//Quero!/Quero acordar de manhã do teu lado/E aturar qualquer babado/Vou
ficar apaixonado/No teu seio aconchegado/Ver você dormindo é tão lindo/É tudo
que eu quero pra mim/Tudo que eu quero pra mim//Você não sabe o quanto eu
caminhei/Pra chegar até aqui/Percorri milhas e milhas antes de dormir/Eu nem
cochilei/Os mais belos montes escalei/Nas noites escuras de frio chorei, ei,
ei, ei/Ei, ei, ei, ei, ei, ei, ei/ Together, together//Meu caminho só meu pai
pode mudar/Meu caminho só meu pai/Meu caminho só meu pai/Together,
together//Meu caminho só meu pai pode mudar/Meu caminho só meu pai/Meu caminho
só meu pai//Together, together https://www.youtube.com/watch?v=I6P8- Xo6v0o
Em “My Way “, o Camisa de Vênus, através do seu vocalista , Marcelo
Nova, fala de uma forma que se subtende uma caminhada de ponta a ponta da
estrada, quando diz : “e caminhando de Norte a Sul / eu vi muita gente ... “.
Em outras palavras, afirma que andou de Norte a Sul.
My Way
Camisa de Vênus
E agora que o fim esta perto/E eu encaro esse momento/Meus amigos, eu
vou confessar/Os meus pecados e sentimentos/Vivi a mil por hora/E por caminhos
que eu nem lembro agora/E mais, bem mais eu sei/I did it my way!!!// Remorsos,
eu tenho alguns/Mas mesmo assim/São muito poucos/Eu fiz o que tinha que
fazer/Enquanto vocês gritavam/Bota pra foder/Eu planejei/Cada jogada/Cada
trepada/Por essa estrada/E mais, bem mais eu sei/I did it my way//Naqueles
tempos/Eu era um menino/Que já sabia, do meu destino/E caminhando de Norte a
Sul/Eu vi muita gente, tomar no cu/Eu entendi/E não esqueci/I did it in my
way//Andei, sorri, chorei/E me entreguei/Ao meu trabalho/E agora/Que passou o
tempo/Eu acho chato, chato, chato pra caralho/Não ter/O que prometer/E não
saber mais/O que dizer/Ooo não!!!/Ooo não!!!/I did it in my away//Pra que serve
o homem/O que é que ele tem/Ou é um puta barão/Ou João ninguémFazer as coisas/
Que desejou/ Comer as mulheres/Com quem sonhou/Eu me fodi/Mas resisti/I did it
my, my, my way. https://www.youtube.com/watch?v=Czh- SHlmZjI
Em “Do jeito Que O Seu Nego Gosta”, Lazzo lança uma idéia semelhante à
do Camisa de Vênus, acima, quando diz : “cortando espaço vim de norte a sul”,
significando também a caminhada de ponta a ponta da estrada.
Do jeito Que O Seu Nego Gosta
Lazzo
Tomara/ tomara que a chuva /Tomara que a chuva caia logo/Pra molhar
você/Pingo de estrela/cai do céu azul/Do jeito que seu nego gosta/O jeito
molhado do seu corpo nu/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego
gosta/Te ver brilhando em meu olhar/Do jeito que seu nego gosta/E te amando
peço seu cantar/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta/Do
jeito que seu nego gosta/Cortando espaço vim de norte a sul/Do jeito que seu
nego gosta/Gotas de mel no seu sorriso blue/Do jeito que seu nego gosta/Do
jeito que seu nego gosta/Te ver brilhando em meu olhar/Do jeito que seu nego
gosta/E te amando peço seu cantar/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito que seu
nego gosta/Do jeito que seu nego gosta/Cortando espaço vim de norte a sul/Do
jeito que seu nego gosta/O jeito molhado do seu corpo nu/Do jeito que seu nego
gosta//Do jeito que seu nego gosta/Te ver brilhando em meu olhar/Do jeito que
seu nego gosta/E te amando peço seu cantar/Do jeito que seu nego gosta/Do jeito
que seu nego gosta/Do jeito que seu nego gosta... https://www.youtube.com/watch?v=oCG7ryO Bxn0
A música “Travessia” , de Milton Nascimento, já em seu título bem define
assim essa viagem feita de ponta a ponta de estrada em uma caminhada: uma
verdadeira travessia. E veja a alusão a estrada na sua fala: “ solto a voz nas
estradas”. Frase que também sugere cantar durante a viagem peregrina.
Travessia
Milton Nascimento
Quando você foi embora fez-se noite em meu viver/Forte eu sou, mas não
tem jeito Hoje eu tenho que chorar/Minha casa não é minha e nem é meu este
lugar/Estou só e não resisto, muito tenho pra falar//Solto a voz nas estradas,
já não quero parar/Meu caminho é de pedra, como posso sonhar/Sonho feito de
brisa, vento vem terminar/Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar//Vou
seguindo pela vida me esquecendo de você/Eu não quero mais a morte, tenho muito
o que viver/Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer/Já não sonho,
hoje faço com meu braço o meu viver//Solto a voz nas estradas, já não quero
parar/Meu caminho é de pedra, como posso sonhar/Sonho feito de brisa, vento vem
terminar/ Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar//Vou seguindo pela vida
me esquecendo de você/Eu não quero mais a morte, tenho muito o que viver/Vou
querer amar de novo e se não der não vou sofrer/Já não sonho, hoje faço com meu
braço o meu viver
https://www.youtube.com/watch?v=gjn0xsKI UiM
A música “It’s a long way” ( “ É um longo caminho “ ) , de Caetano
Veloso dialoga com “ The long and widing road “ ( A longa e sinuosa estrada )
do The Beatles. Em sua música, Caetano faz coro com os rapazes de Liverpool,
concordando com afirmação feita na música dos ingleses de que ‘a estrada é de
fato longa ’ , reforçando a ideia de uma estrada sentida na longitude como um
andarilho a pode sentir. Não seria sentida tão sentimentalmente longa se a
houvessem percorrido sobre rodas.
It’s a long way
Caetano Veloso
Woke up this morning/Singing an old, old Beatles song/We're not that
strong, my Lord/You know we ain't that strong//I hear my voice among others/In
the break of day/Hey, brothers/Say, brothers//It's a long, long, long, long
way/It's a long way/It's a long, it's a long,/long, long/It's a long way//(
Acordei esta manhã / Cantando uma antiga e antiga música dos Beatles / Não
somos tão fortes, meu Senhor / Você sabe que não somos tão fortes // Ouço minha
voz entre outros / No fim do dia / Ei, irmãos / Digamos, irmãos // É um longo,
longo, longo, longo caminho / É um longo caminho / É longo, é longo, / longo,
longo / É um longo caminho //) Os olhos da cobra verde/Hoje foi que arreparei/Se arreparasse a mais
tempo/Não amava quem amei//It's a long way/It's a long, it's a long way/It's a
long,/long, long/It's a long way//( É um longo caminho / É longo, é um longo
caminho / É longo, / longo, longo / É um longo caminho / ) Arrenego de quem
diz/Que o nosso amor se acabou/Ele agora está mais firme/Do que quando começou//It's a long road/It's a long,
it's a long road/It's a long and winding road//It's a long and winding
road/It's a long and winding road/It's a long and winding, long and winding
road/( É uma estrada longa / É uma longa, é uma longa estrada / É uma estrada
longa e sinuosa // É uma estrada longa e sinuosa / É uma estrada longa e
sinuosa / É uma estrada longa e sinuosa, longa e sinuosa)/ A água com areia
brinca na beira do mar/A água passa e a areia fica no lugar/It's a hard, it's a
hard/It's a hard, hard long way/( É difícil, é difícil / É difícil, difícil,
longo caminho /)E se não tivesse o amor/E se não tivesse essa dor/E se não
tivesse o sofrer/E se não tivesse o chorar (ah, o amor)/E se não tivesse o
amor//No Abaeté tem uma lagoa escura/Arrodeada de areia branca https://www.youtube.com/watch?v=TH046GJ FnS4
Nenhum comentário:
Postar um comentário